sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Exemplo: Monsanto implanta projeto de reciclagem de água de chuva

A partir de dezembro, a unidade da Monsanto localizada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (BA), será a primeira da companhia a reaproveitar a água de chuva nos processos de produção. Com esta iniciativa, haverá redução da demanda sobre os mananciais da região, o que vai liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários da comunidade.

O projeto pioneiro tem como principais objetivos reduzir a quantidade de resíduos gerados e recuperar em parte ou totalmente a água de chuva que fica acumulada em uma bacia de retenção emergencial. Esse sistema, em funcionamento desde a instalação da fábrica, em 2001, foi criado para separar águas pluviais "sujas" no processo de produção e prevenir que elas entrem em contato com águas "limpas", como rios e lagos.

Idealizador da ação, o operador de uma das unidades de produção da Monsanto, Elmo Calasans, verificou que, como a necessidade de envio da água "suja" retida na bacia para tratamento era extremamente rara, o recipiente acabava ficando cheio de água de chuva relativamente limpa. Entretanto, essa água não era aproveitada em nenhuma função da fábrica.

“Pensando nisso, identifiquei alguns usos internos no processo, onde a água com as características apresentadas pela água pluvial poderia ser utilizada”, conta Calasans.

Para Gabriela Burian, gerente de Responsabilidade Ambiental da Monsanto do Brasil, a ação da unidade de Camaçari está integrada ao compromisso mundial da empresa. “A sustentabilidade para a Monsanto está em seus produtos, soluções, práticas diárias e projetos efetivos desenvolvidos em parceria com colaboradores, cadeia de valor e comunidades. Trata-se da essência de nossa atuação”, afirma.
Fonte: Portal Fator Brasil, http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=95026

Nenhum comentário: